domingo, 12 de junho de 2016



 Nota(cruzeiros ) de 1980 :
 Novelas que estreou em 1980 :

olhai os lírios do campo                      
Água viva
Chega mais 
Marina 
Coração  alado 
Plumas e paetês 
As três marias
 Brinquedos da época :





 
Doença descobertas  e  tiveram surtos 1980

Aids 

Desde o inicio da década de 1980, os cientistas Montagneir e Gallo estavam debruçados em estudos para descobrir o causador da doença transmitida sexualmente e por sangue contaminado .Ambos sabiam que se tratavam de um retrovírus e chegaram a trocar amostras.alguns meses apos o relato do cientistas francês ,em abril de 1984,os EUA divulgaram que Gallo havia descoberto o vírus da AIDS, e que ele seria diferente do identificado pelos pesquisadores franceses.

Malária :
3 milhões de mortos por por ano desde 1980 .

A virulência dos surtos,porem,está a diminuindo .segundo Katherine ,os centros de pesquisas de pesquisa estão detectando os focos de doenças com cada vez mais velocidade eficiência .
Entre 1980 e 1985,os estudo da universidades de Brown registrou menos de mil surtos .entre 2005 e 2010 ,foram quase 3 mil .nestes períodos,o numero de doenças responsáveis por esta erupção de casos aumentou - eram de 140, e passaram para 160.
historia :em 1880 foi descoberto o protozoário Plasmodium ,que causa a doença .A OMS considera a malaria a pior doença tropical e parasitaria da atualidade (1980 )perdendo em gravidade apenas para a Aids
tratamento: Não existe uma vacina eficiente,apenas drogas para tratar e curar os sintomas 
 contaminação :pelo sangue ,quando a vitima e picada pelo mosquito anoplopes contaminado  com o protozoário da malaria 
sintomas :o protozoário destrói as células do figado e os glóbulos vermelhos e,em alguns casos ,as artérias que levam o sangue ate o cérebro   
     Registramos mais surtos nos países desenvolvidos ,como EUA ,canada e na Europa ocidental por que neles ha mais recursos para  consulta  e combate as doenças -avaliar a pesquisadora .por outro lado ,acredito que ha muitos surtos desconhecidos nas nações em desenvolvimento


sábado, 11 de junho de 2016

Esportes de Origem Americana

Basquete

De origem local, o basquetebol é centrado em arremessar uma bola de laranja contra uma "cesta". É o esporte em ambiente coberto mais popular, com a liga profissional NBA tendo grandes audiências e o torneio universitário da NCAA inspirando ampla cobertura televisiva e apostas. Os Estados Unidos também tem as mais fortes seleções do mundo, com omasculino e feminino vencendo com facilidade as competições internacionais.

Hóquei no Gelo

Esporte de origem no vizinho Canadá, derivado do britânico hóquei na grama, é disputado em um rinque de gelo por duas equipes de seis jogadores, que buscam fazer gols usando tacos (sticks) e um disco (puck). Mais popular nos EUA em regiões nevadas, conquistou fãs em regiões mais quentes com a expansão da liga profissional NHL, que atualmente possui 23 equipes americanas e 7 canadenses.

Futebol

Apesar de ser o esporte mais popular no mundo, o futebol britânico (conhecido nos EUA como soccer, derivado de "association football") começou a cair em popularidade na década de 1930 e se tornou marginalizado, mantendo-se por muito tempo restrito a imigrantes. Iniciando na década de 1970, se tornou popular entre o público feminino, levando a uma forte cultura do futebol feminino e eventual seleção nacional. A ressurreição do futebol masculino se iniciou quando os EUA sediaram a Copa do Mundo FIFA de 1994, e criaram uma liga profissional, a MLS, que desde sua primeira temporada em 1996 se expandiu para 20 times e atrai públicos menores apenas que os da NFL e MLB.

Filosofia nas Olimpíadas  

A filosofia do esporte refere-se à analise conceptual e à interrogação das práticas esportivas e áreas a elas relacionadas (jogos, exercícios físicos, dança, Educação Física, biociências etc), examinando-se temas substantivos de ética, epistemologia, metafísica, axiologia e estética, envolvendo o uso do corpo como atividade humana ou institucional. A filosofia do esporte não somente lida com estigmas  de vários campos da filosofia, mas sobretudo gera interpretações compreensivas do esporte em si mesmo. Do ponto de vista de método de investigação, a filosofia do esporte é aparentada com a história como também se orienta por argumentação, interrogação e diálogo de modo sistemático, quer por meio de análise – ou crítica -, ou síntese, isto é, de forma especulativa. A questão mais geral encontrada neste ramo da filosofia, concerne à natureza e aos propósitos do esporte e áreas congêneres .As raízes da filosofia do esporte se confundem com a própria origem da filosofia desde que Platão em sua obra seminal “A República” identificou a ginástica e a música (as artes em geral) como bases da educação. No Brasil, como nos demais países de cultura ocidental, o ponto de partida para estudos filosóficos envolvendo atividades físicas apoiou-se na Antiga Grécia e na Educação Física, sendo Inezil Penna Marinho (RJ) o pioneiro neste ramo de conhecimento em livro de 1941.
Biologia nas Olimpíadas 

      Várias estratégias têm sido pensadas com o propósito de se utilizar a biologia molecular como ferramenta na pré-seleção e na seleção de talentos esportivos, na manipulação genética visando ao aumento ou à diminuição da produção de determinadas substâncias pelo organismo, na prescrição do treinamento e na recuperação de lesões. Portanto, o objetivo desta revisão é apresentar o DNA como regulador do funcionamento do organismo e de que forma alterações no perfil genético, tanto espontâneas como induzidas artificialmente, podem modular respostas fisiológicas e morfológicas por alterar a expressão de determinadas proteínas. Será dada especial atenção à descrição dos procedimentos utilizados para a manipulação genética, nos baixos riscos associados e nas estratégias que têm sido desenvolvidas com o objetivo de detectá-la. Com base em conhecimentos científicos, coerência e bom senso, diversas visões devem ser expostas e amplamente discutidas para ser definido o que é permitido e o que é proibido nas competições esportivas.

Química nas Olimpíadas 

Os tecidos usados em roupas esportivas modernas possuem poros que retiraram a água da pele e levam-na até a superfície externa do tecido, evitando assim sua absorção. Os poros fazem o suor evaporar mais rápido, mantendo você seco e confortável. A evaporação ocorre quando a água é aquecida e vai para o ar. É necessário energia para evaporar a água e o calor é uma forma de energia. Logo, a água evapora mais rápido em temperaturas mais altas. O material que absorveu a água terá uma velocidade de evaporação mais lenta quando comparado ao que contêm poros para a água evaporar mais facilmente, como o que é usado nas roupas de alta tecnologia.

Matemática nas Olimpíadas

     o pênalti é a oportunidade de gol mais clara que um time pode ter em uma partida. Na maior parte dos casos, em aproximadamente 70% das oportunidades, ele é convertido e altera o placar do jogo. Duas Copas do Mundo foram decididas em disputas de pênaltis, uma delas o tetracampeonato brasileiro de 1994 contra a Itália.

    Não é uma exclusividade da Copa do Mundo. Muitos campeonatos foram decididos nos pênaltis. Por isso é muito importante que os goleiros estudem bem as cobranças de pênalti dos adversários para tentar aumentar suas chances de defesa.

    Um estudo realizado na Universidade de Greenwich (Inglaterra) descobriu que o goleiro pode prever a direção da bola na cobrança de pênalti se observar o ângulo dos ombros e da perna de apoio do batedor em relação ao chão.

    A pesquisa foi feita filmando 46 cobranças de pênalti realizadas por um time chamado West Ham. A análise dos dados permitiu concluir que apenas os ângulos do ombro e da perna de apoio em relação ao chão estão associados à direção do chute.

   O estudo constatou que a bola atinge o centro do gol quando o ângulo médio da perna de apoio do atleta em relação ao chão é de 56,5° e o ângulo médio dos ombros é de 4,9°. Se o ângulo da perna aumentar para 65,5° e o ângulo dos ombros continuar em torno de 5°, a bola atingirá o lado direito da rede. Quando a bola é chutada na direção contrária, é o ângulo do ombro que varia (chega a 9,6°). Nesse caso o ângulo da perna fica em torno de 56,6°.


  Os pesquisadores ingleses apresentaram as conclusões a um grupo de goleiros, que melhoraram em 9% suas defesas em cobranças de pênalti. Desse modo, um goleiro treinando com base em seu próprio desempenho, pode evoluir e melhorar suas marcas.

Física nas Olimpíadas 



Biomecânica - Felipe Carpes – https://sites.google.com/site/biomecunipampaTipos de forçaForça de reação do solo (FRS)
Biomecânica - Felipe Carpes – https://sites.google.com/site/biomecunipampaSaltador reduz a velocidadehorizontal e cria uma...

Mais curiosidades :


Ciência e tecnologia :

30 de setembro de 1980: publicado o padrão da Ethernet (tecnologia para redes locais).

Ethernet

Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.[1] A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token RingFDDI e ARCNET

Televisão:

- Junho de 1980: lançado o canal de notícias norte-americano CNN.

- Julho de 1980: sai do ar a Rede Tupi de Televisão.


Cinema

- Maio de 1980: lançamento do filme Star Wars: O Império Contra-Ataca (Episódio V).

- 1980: no Brasil, o cineasta Glauber Rocha lança o filme Idade da Terra.

- 1980: o cineasta Stanley Kubrick lança o sucesso do terror "O Iluminado

Cultura

- 1980: o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer cria o Memorial JK (Juscelino Kubitschek).
- Em 1980, o escritor italiano Umberto Eco lança o livro O nome da rosa, um dos grandes  sucessos literários da década de 1980.

sexta-feira, 10 de junho de 2016


Acontecimentos Mundiais 

 O que de mais importante aconteceu em 1980, um ano agitado.



Dois tiros calaram John Lennon. No dia 8 de dezembro no Edifício Dakota em Nova York, quando voltava do estúdio depois da gravação do álbum Double Fantasy, ele foi alvejado por dois tiros disparados por Mark David Chapman encerrando definitivamente a chance da volta dos Beatles. Em seus 40 anos de vida as declarações polêmicas e sua obra inquestionável fizeram de Lennon um dos maiores artistas da história, além de engajar nas causas políticas.



Faltando dois meses para completar 30 anos a TV Tupi, a pioneira da América Latina fecha as portas devido à má gestão de seus administradores. No começo do ano a novela Drácula teve apenas 4 capítulos exibidos e a novela Como Salvar meu casamento teve seu fim antecipado faltando 20 capítulos para ser concluída fechando o departamento de dramaturgia. Em 14 de julho a TV Tupi Canal 4 de São Paulo fecha as portas, as outras seis emissoras próprias são fechadas quatro dias depois por tersm sido declaradas peremptas. A TV Tupi do Rio de Janeiro ficou em vigília no dia 17 de julho. Às 12:36 do dia 18 de julho a TV Tupi do Rio de Janeiro, última a resistir saiu do ar e o cristal foi retirado além do transmissor ser lacrado. Das oito emissoras que pertenciam aos Diários Associados a TV Brasília e a TV Itapoan de Salvador escaparam de ter o mesmo fim. Suas concessões foram dadas aos empresários Sílvio Santos (SBT) e Adolpho Bloch (Rede Manchete).







João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez e encantou o povo brasileiro em sua passagem de 13 dias. Ele rezou missas em 13 cidades diferentes. Em Brasília, na Esplanada dos Ministérios ele rezou para mais de 200 mil pessoas, visitou a favela do Vidigal no Rio e falou com a classe trabalhadora de São Paulo.



Com uma grande margem de votos, Ronald Reagan é eleito presidente dos Estados Unidos derrotando o democrata Jimmy Carter sinalizando uma era conservadora no país.



Na Iugoslávia, o Marechal Tito morre em 4 de maio e foi o responsável por unir as repúblicas num só país. A Iugoslávia deixou de existir a partir de 1991.



A Voz cantava pela primeira vez no Brasil e em um show histórico Frank Sinatra magnetizou o público que lotou o Maracanã na noite de 26 de janeiro onde cantou seus maiores clássicos.




Nas olimpíadas de Moscou os americanos e os países capitalistas boicotaram os jogos na União Soviética em protesto contra a invasão ao Afeganistão. O Brasil faz sua melhor participação até então conquistando duas medalhas de ouro na vela e dois bronzes, um deles por João do Pulo, que 12 anos depois revela que havia sido roubado na final do salto triplo. O caso não deu em nada. O ursinho Misha conquista a simpatia do público ao chorar na cerimônia de encerramento marcando o momento mais marcante das Olimpíadas.



O australiano Alan Jones foi o campeão mundial de Fórmula 1 numa disputa com o brasileiro Nélson Piquet que foi o vice campeão.







Um ano repleto de perdas: O teatro perdeu Nelson Rodrigues, o homem que retratou o cotidiano carioca, o poeta Vinícius de Moraes, um dos criadores da Bossa Nova, o cinema perdeu o mestre do suspense Alfred Hitchcock, o samba ficou órfão sem Cartola, a filosofia ficou sem Jean Paul Sartre e a psicologia perdeu Jean Piaget
FOTOS :


O cubano Teófilo Stevenson tornou-se o primeiro pugilista a vencer três torneios olímpicos na mesma categoria, a dos pesos-pesados

Chegada dos 100 m rasos feminino; a soviética Lyudmila Kondratyeva (número 5) foi a vencedora

Atletas se esticam na chegada acirrada dos 110 metros com barreiras; Thomas Munkelt (número 3), da Alemanha Oriental, levou o ouro

Depois de encantar o mundo em Montreal-1976, a romena Nadia Comaneci voltou a brilhar na ginástica artística nos Jogos de Moscou

Curiosidades das Olimpíadas de 1980

Medalhas gêmeas
     A Alemanha Oriental dominou completamente as provas do remo em Moscou. A delegação abocanhou 11 medalhas de ouro nas 14 provas da modalidade no programa olímpico. A supremacia foi tanta que cada um dos 54 remadores, homens ou mulheres, regressou com uma medalha no peito. Na prova da categoria dois sem, os vencedores foram os gêmeos Joerg e Bernd Landvoigt. Curiosamente, eles travaram uma disputa com outro par de gêmeos, que também subiu ao pódio. Os irmãos Yuri e Nikolai Pimenov, soviéticos, ficaram com a medalha de prata.

Ouro por acidente
    Na estréia do hóquei sobre a grama feminino, cinco dos seis países que iriam disputar o torneio aderiram ao boicote. Às pressas, os organizadores convidaram outras seleções, entre elas Zimbábue. Com um time escolhido um dia antes do embarque, surpreendeu a todos e ficou com a medalha de ouro.

Erro de agenda

   Em descuido da organização, as finais dos 1.500 m e 5000 m do atletismo foram marcadas para o mesmo dia. Meio-fundistas que esperavam correr as duas distâncias tiveram que optar por uma das provas. A decisão prejudicou os atletas africanos, que priorizaram a disputa dos 5.000 m após muita reclamação.

Hasta la victoria
  Um dos maiores boxeadores olímpicos, o cubano Teófilo Stevenson tornou-se o primeiro peso pesado a ganhar seu terceiro ouro consecutivo. Em 1986, aos 34 anos, ganharia o título mundial amador. Apesar das numerosas propostas de empresários, Stevenson nunca aceitou deixar a ilha caribenha.


  Os 800 m e 1.500 m do atletismo eram aguardados pelo duelo dos britânicos Sebastian Coe e Stephen Ovett. Em 1979, Coe batera os recordes mundiais nas duas provas. Em 1980, Ovett o igualara nos 1.500 m. Em Moscou, Ovett venceu os 800 m e Coe levou a prata. Nos 1.500 m, Coe levou ouro e Ovett, o bronze.


  O espanhol Juan Antonio Samaranch iniciou sua gestão na presidência do COI em Moscou, quando o irlandês Lord Killanin deixou o cargo. Ex-embaixador de seu país na URSS, Samaranch deixou a entidade após a Olimpíada de Sydney-2000. O belga Jacques Rogge assumiu, e preside a entidade até hoje.


  O soviético Aleksandr Dityatin se tornou o recordista de pódios em uma edição dos Jogos ao medalhar oito vezes na ginástica artística. Venceu no individual geral, por equipe e nas argolas; foi vice-campeão na barra fixa, nas paralelas, no salto e no cavalo com alças; no solo, enfim, levou a medalha de bronze.


  A Alemanha Oriental também dominou a natação feminina em Moscou. Foram 12 medalhas de ouro - a vitória só escapou da delegação nos 800 m livre e 200 m peito. Barbara Krause, Karen Metschuk e Rica Reinisch foram os grandes destaques da equipe: o trio sozinho obteve nove ouros, três cada uma.
Atletas Destaques 
    Vladimir Salnikov nadou os 1.500m livre em menos de 15 minutos (14’58”27), transformando-se no primeiro atleta a fazê-lo.
   Na ginástica, Aleksandr Dityatin ganhou medalhas em todas as oito provas da modalidade – três de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Até hoje é o único atleta a ter alcançado tal feito em Jogos Olímpicos.
   A grande decepção dos Jogos para os soviéticos foi Vasily Alekseyev, imbatível no Levantamento de Peso entre 1970 e 78, detentor de duas medalhas de ouro olímpicas e de oito títulos mundiais seguidos. Alekseyev era o grande favorito na prova dos superpesados, mas não teve cabeça para esperar o banquete: na primeira tentativa, colocou peso em excesso e falhou. Foi eliminado.
   Nas provas de 5.000m e 10.000m, um único atleta levou as duas medalhas de ouro (repetindo o finlandês Lasse Viren, em Montreal-76): Miruts Yifter, da Etiópia, trazendo os africanos de volta à ribalta nas provas de fundo do Atletismo.
   Nas provas de meio-fundo, os britânicos Sebastian Coe e Steve Owett venceram os 800m e os 1.500m respectivamente. Mas atuaram sob a bandeira olímpica, já que a Grã-Bretanha (ao lado de países como França, Itália, Austrália e outros) aderiu ao boicote com ressalvas. Deixou seus atletas liberados para atuarem representando a bandeira do COI-Comitê Olímpico Internacional.
   No Salto Triplo, os soviéticos ficaram com a medalha de ouro. Mas, não com o tricampeão olímpico Viktor Saneyev, e sim com Jaak Uudmae, que saltou 17,35m (vide história abaixo, na participação brasileira em Moscou).
   O decatleta Daley Thompson conquistou o ouro facilmente. O boicote dos principais países contribuiu para que o britânico não tivesse adversários à altura.
   A ilha de Cuba se fez presente através do maior pugilista amador da história: o já “veterano em Olimpíadas” Teófilo Stevenson ganhou a terceira medalha de ouro consecutiva na categoria dos superpesados (Munique-72, Montreal-76 e Moscou-80). Um fenômeno.
   Na cerimônia de encerramento dos Jogos de Moscou-80, quando todos esperavam pela tradição olímpica (hasteamento das bandeiras soviética (país-sede), grega (país olímpico) e americana – país-sede da Olimpíada seguinte), houve um desfecho com opção política: em vez da bandeira americana, foi hasteada a bandeira da cidade de Los Angeles; e no lugar do hino americano foi tocado o hino olímpico.
   Além disso, uma das cenas mais famosas da história das Olimpíadas foi interpretada como um “recado” soviético aos que participaram do boicote americano: o choro do urso Misha, mascote dos Jogos de Moscou, como se lamentasse a ausência dos competidores.

Jogos Olímpicos de  de 1980


Jogos da XXII Olimpíada
Moscou 1980
RIAN archive 488710 Emblem of XXII Olympic Games.jpg
Dados
Países participantes80
Atletas5179
Eventos203 em 21 esportes
Cerimônia de abertura19 de julho
Cerimônia de encerramento3 de agosto
Abertura oficialPresidente Leonid Brejnev
Juramento do atletaNikolay Andrianov
Juramento do árbitroAleksandr Medved
TochaSergei Belov
Estádio principalEstádio Luzhniki

Jogos Olímpicos de Verão de 1980 oficialmente  foram os Jogos Olímpicos realizados em MoscouUnião Soviética entre 19 de julho e 3 de agosto de 1980, e que contaram com a participação de 5.179 atletas de 80 nações. Esta foi a edição com o menor número de participantes desde Melbourne, em 1956, devido ao maior boicote da história olímpica, quando a influência da política no esporte chegou a seu ponto mais alto e decisivo.
No final de 1979, como protesto contra a invasão soviética do Afeganistão, o presidente norte-americano Jimmy Carter anunciou o boicote de sua nação aos Jogos Olímpicos de Moscou no ano seguinte, convocando seus aliados pelo mundo a darem o mesmo exemplo; 69 países, um número três vezes maior do que as nações africanas que se recusaram a participar dos Jogos anteriores em Montreal por questões raciais, seguiram o caminho dos Estados Unidos, levando estes Jogos a um esvaziamento que afetou bastante o nível técnico de diversas modalidades. Mesmo assim, algumas marcas e desempenhos excepcionais foram realizados e até atletas de países que apoiaram a ação americana acabaram participando individualmente sob a bandeira olímpica.
Este início dos anos 80 representou o pior momento vivido pelos Jogos Olímpicos e pelo Comitê Olímpico Internacional em toda a sua existência com o esperado boicote a ser feito em troca pela URSS e seus aliados aos Jogos seguintes em Los Angeles, fazendo com que seus dirigentes temessem pela própria extinção das Olimpíadas.


Processo de candidatura

As duas únicas cidades que se candidataram para sediar os XXII Jogos Olímpicos foram as cidades que perderam os Jogos de 1976 para MontrealMoscou e Los Angeles. A escolha entre elas se deu em 23 de outubro de 1974, na 75ª sessão do Comitê Olímpico Internacional em Viena, na Áustria.
Resultados da eleição da cidade-sede dos Jogos da XXII Olimpíada
CidadeCONRodada única
Moscou União Soviética39
Los Angeles Estados Unidos20

Boicote


Mapa dos boicotes olímpicos
Dado a invasão soviética ao Afeganistão, em 1979, os Estados Unidos decidiram boicotar os Jogos Olímpicos de 1980, o presidente americano Jimmy Carter deu um ultimato aos soviéticos, em 20 de fevereiro de 1980, para a completa remoção das tropas militares no Afeganistão. O boicote foi anunciado em 21 de março.
Carter pressionou outros países a também boicotar os Jogos, em que 69 nações aderiram, incluindo a Alemanha Ocidental, o Canadá e o Japão. Alguns países ocidentais apoiaram, como a FrançaPortugal e o Reino Unido, mas deram livre arbítrio para os atletas irem a União Soviética ou não. Porém, esses países mandaram uma delegação de atletas reduzida. Por estas questões, a Itália e a Grã-Bretanha foram as principais representantes da Europa Ocidental nos jogos de 1980. O boicote afetou severamente o nível de muitos eventos
De uma maneira ou outra, os jogos foram bem organizados, e mais recordes olímpicos foram quebrados nos jogos de 1980 do que nos Jogos de 1976, realizados em Montreal.
A União Soviética não ignorou o fato, e durante as cerimônias de abertura e encerramento foram apresentadas várias indiretas ao boicote ocidental.
Na cerimônia de abertura dos jogos, o presidente soviético Leonid Brejnev lamentou a interferência política em eventos criados para sustentar a paz, enquanto isso, durante o discurso, os painéis espelhados formavam uma mensagem pacífica О спорт, ты - мир!, em português: "Ó, esporte, tu és a paz!"
Na cerimônia de encerramento, a audiência esperava pelo hasteamento das bandeiras soviética (país sede), grega (país olímpico) e a americana (próximo país sede), mas pelo fato de a delegação dos Estados Unidos não ter comparecido, a bandeira da cidade de Los Angeles foi hasteada no lugar da bandeira americana e no lugar do hino americano, foi tocado o hino olímpico.[2]
A famosa cena do choro do mascote Misha também foi uma das indiretas, já que o ursinho lamentava a ausência das delegações que participavam do boicote.

Fatos e destaques

  • Ironicamente, os Estados Unidos, que protestavam contra a intervenção soviética no Afeganistão, no mesmo momento estavam intervindo na Guerra Civil Libanesa, e três anos mais tarde, a menos de um ano da Olimpíada de 1984, que seria realizada em Los Angeles, os norte-americanos deram início à Invasão de Granada, ambos conflitos dos quais aURSS não participou.Pela primeira e única vez os Jogos não foram transmitidos exclusivamente por uma rede de TV americana. A NBC abriu mão das transmissões das competições em virtude do boicote americano, limitando-se a transmitir flashes em videotape das competições em sua programação diária, e um pool televisivo formado pela Radio e TV estatal da URSS, aUnivisionEurovisionTelevisa mexicana e a canadense CTV foi o responsável pelas imagens ao vivo para todo o planeta.
  • Apesar do boicote de muitos países do Ocidente, uma imagem dos jogos rodou bastante em todos eles: após conseguir o ouro no salto com vara, o polonês Władysław Kozakiewicz, farto das vaias da plateia soviética, que torcia pelo atleta local Konstantin Volkov, mandou para ela um gesto obsceno internacionalmente difundido, conhecido no Brasil como "banana". O ato agradou à opinião pública polonesa, também cansada da forte influência da URSS sobre o país. No ocidente, foi visto como um protesto político.
  • Misha, o ursinho símbolo dos Jogos de Moscou, tornou-se o mais popular mascote olímpico da história. Sua imagem derramando uma lágrima na cerimônia de encerramento do evento, formada por placas movimentadas por participantes nas arquibancadas do estádio, é uma das mais ternas e emocionantes imagens destes Jogos.
  • O nadador Wladimir Salnikov entrou para a história ao ser o primeiro homem a nadar os 1.500m livres, a maratona danatação, em menos de 15 minutos. Em 1988, oito anos mais velho, ele faria um espetacular retorno às Olimpíadas emSeul, ganhando novamente os 1500m.
  • Na disputa do remo, modalidade dois sem, um observador distraído que olhasse para o pódio da premiação imaginaria que estivesse vendo a vida em dobro. Numa coincidência extraordinária e num fato único, as duas duplas ganhadoras das medalhas de ouro e de prata, da Alemanha Oriental e da União Soviética, eram formadas por gêmeos univitelinos idênticos.
  • O grande boxeador cubano Teófilo Stevenson marcou seu lugar na história como maior boxeador amador de todas as épocas ao conquistar sua terceira medalha de ouro seguida na categoria super-pesados.
  • Participando sob a bandeira olímpica, graças ao boicote também promovido por seu país, os britânicos Sebastian Coe e Steve Owett dividiram em corridas dramáticas as medalhas de ouro dos 800 e dos 1500m no atletismo.
  • Alemanha Oriental dominou completamente as provas do remo, ganhando onze das quatorze modalidades do esporte.
  • Por outro lado, a esperança brasileira João Carlos de Oliveira, ainda recordista mundial do salto triplo, teve que se contentar novamente com o bronze, numa final polêmica em que os juízes da prova, todos russos, foram acusados de anular um salto perfeito do brasileiro, que lhe daria o ouro, com a intenção de fazer o compatriota Viktor Saneyev conquistar sua quarta vitória olímpica na modalidade, o que ironicamente acabou não acontecendo.

Modalidades disputadas


Um dos Emblemas/Broche dos Jogos

Países participantes

No total, 81 Comitês Olímpicos Nacionais, competiram nos Jogos de 1980, o número mais baixo desde Melbourne 1956. Atletas da Libéria desistiram da competição após desfilarem na cerimônia de abertura, restando 80 nações participantes. Apesar do boicote que afetou a presença de diversas nações, seis países fizeram sua primeira aparição em Jogos Olímpicos: AngolaBotsuanaJordâniaLaosMoçambique e Seychelles. O Chipre fez sua estréia em Jogos Olímpicos de Verão, mas já havia participado seis meses nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980, em Lake Placid. O Sri Lanka competiu pela primeira vez com o seu novo nome (anteriormente como Ceilão) assim como o Zimbábue (antiga Rodésia).
Na lista abaixo, o número entre parênteses indica o número de atletas por cada nação nos Jogos de Moscou. Países em itálico representam as nações que competiram nos Jogos sob a bandeira olímpica: