Basquete
De origem local, o basquetebol é centrado em arremessar uma bola de laranja contra uma "cesta". É o esporte em ambiente coberto mais popular, com a liga profissional NBA tendo grandes audiências e o torneio universitário da NCAA inspirando ampla cobertura televisiva e apostas. Os Estados Unidos também tem as mais fortes seleções do mundo, com omasculino e feminino vencendo com facilidade as competições internacionais.
Hóquei no Gelo
Esporte de origem no vizinho Canadá, derivado do britânico hóquei na grama, é disputado em um rinque de gelo por duas equipes de seis jogadores, que buscam fazer gols usando tacos (sticks) e um disco (puck). Mais popular nos EUA em regiões nevadas, conquistou fãs em regiões mais quentes com a expansão da liga profissional NHL, que atualmente possui 23 equipes americanas e 7 canadenses.
Futebol
Apesar de ser o esporte mais popular no mundo, o futebol britânico (conhecido nos EUA como soccer, derivado de "association football") começou a cair em popularidade na década de 1930 e se tornou marginalizado, mantendo-se por muito tempo restrito a imigrantes. Iniciando na década de 1970, se tornou popular entre o público feminino, levando a uma forte cultura do futebol feminino e eventual seleção nacional. A ressurreição do futebol masculino se iniciou quando os EUA sediaram a Copa do Mundo FIFA de 1994, e criaram uma liga profissional, a MLS, que desde sua primeira temporada em 1996 se expandiu para 20 times e atrai públicos menores apenas que os da NFL e MLB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário